Tróia Informática : Campanha de promoções coletivas pelo Facebook: é você quem decide a oferta

Nossos Visitantes

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Campanha de promoções coletivas pelo Facebook: é você quem decide a oferta



 facebook
Recentemente o Olhar Digital divulgou o lançamento de um site norte-americano que funcionava como uma espécie de "Groupon ao contrário". O serviço, chamado de U-Deals, funciona de forma oposta ás empresas de compras coletivas convencionais, pois são os usuários que pedem pelas promoções a serem criadas, e não as empresas que oferecem suas ofertas.

Aqui no Brasil, um movimento pelo Facebook, apelidado de Promoções Coletivas, tem funcionado mais ou menos dessa forma. Tudo começou como uma brincadeira, quando Cristiano Santos postou uma mensagem em seu perfil pedindo para que a empresa Azul Linhas Aéreas fizesse uma promoção especial para os clientes. “Eles estavam comemorando os 8 milhões de passageiros transportados e eu escrevi no Facebook que eles poderiam coroar esta celebração oferecendo passagens por R$ 8”, lembra Cristiano.


Não demorou muito para que milhares de pessoas “curtissem” o comentário de Cristiano, que resolveu, junto com sua amiga Lívia Luz, criar um evento com a campanha: “Passagem aérea AZUL por R$ 8,00 o trecho”. Em pouco tempo, cerca de 7 mil pessoas confirmaram presença no evento e a empresa, surpresa pela repercussão, ofereceu uma promoção relâmpago de uma hora com passagens a R$ 8.


A divulgação da promoção aconteceu apenas no evento da campanha criada por Cristiano e, portanto, os internautas que estavam participando souberam da oferta com certa antecedência. Pâmela Rodrigues e Desirée Marciano, por exemplo, conseguiram comprar passagens para o trecho Vitória-Salvador e Campinas-Brasília. “Claro que houve alguns problemas, porque a Azul avisou meio em cima da hora e nem todo mundo viu a mensagem da empresa no evento, mas conseguimos algo por um movimento espontâneo dos internautas e isso é muito positivo”, comenta o criador da campanha.


Cristiano ainda conta que, devido ao sucesso, ele criou uma nova ação que visa conseguir passagens aéreas da Tam, Gol, Passaredo, Trip, Avianca e Webjet por R$ 10. Até agora, 172 mil pessoas já entraram no evento e as empresas Passaredo e Azul já disseram em suas Fan Pages que estão trabalhando para conseguir os descontos para os internautas. “Essas campanhas também são boas para as empresas”, revela. Antes da campanha, a Azul tinha 150 mil “Curtir” em sua Fan Page e agora são mais de 174 mil.

Para facilitar a comunicação entre os usuários envolvidos nas campanhas, Cristiano criou uma página da Promoções Coletivas, onde ele posta as novidades sobre as ações. “Percebi que a comunicação dentro dos eventos estava ficando difícil, porque com muitas pessoas a timeline fica cheia de mensagens e muita gente deixa de ver o que as companhias aéreas estão postando sobre a campanha, por isso criei uma Fan Page do projeto”, conclui.


O analista de informação, que caiu de paraquedas nessa história, diz que tem recebido muitas mensagens de empresas interessadas na ideia e tem pensado em criar um site do Promoções Coletivas ou vender a ideia para alguma companhia mais estruturada.

Se você gostou da ideia e quer fazer parte das campanhas de promoções coletivas, clique aqui e faça parte da Fan Page do projeto. Assim, você pode acompanhar as ações que estão acontecendo no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário