Tróia Informática : Metais raros, usados na indústria de TI, são encontrados no fundo do Pacífico

Nossos Visitantes

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Metais raros, usados na indústria de TI, são encontrados no fundo do Pacífico

Solo do mar 
Reuters confirmou que cientistas japoneses acharam, no fundo do Oceano Pacífico, grandes depósitos de raros minerais que são usados no processo de fabricação de produtos high-tech. Os materiais já podem ser extraídos e, “usando somente 1 quilômetro quadrado da área total, pode-se prover um quinto no consumo anual do mundo”, disse Yasuhiro Kato, professor de Ciências da Universidade de Tóquio. A instituição é uma das responsáveis pela descoberta.

A pesquisa foi feita pela equipe liderada por Kato e possui pesquisadores da Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology, a JAMSTEC.

Os minerais foram achados em depósitos que se situavam de 3500 a 6000 metros de profundidade. 78 locais foram encontrados, e cerca de um terço deles contém raros minerais e metais. Situados em águas internacionais, as áreas ficam perto da costa oeste do Havaí e leste do Tahiti.

Cerca de 80 a 100 bilhões de toneladas métricas estão contidas nos depósitos. Urânio, Tório, Gadolínio, Lutécio, Térbio e Disprósio foram achados em abudância: “Eles são usados para fabricação de TVs, tecnologia LED e até carros híbridos”, disse Yasuhiro.

A extração é feita através de um ácido, que acelera o processo e “em poucas horas pode-se extrair 80-90% de minerais raros do solo”, completa Kato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário