Tróia Informática : Estatísticas: o que realmente acontece com um smartphone perdido?

Nossos Visitantes

quarta-feira, 14 de março de 2012

Estatísticas: o que realmente acontece com um smartphone perdido?

Smartphones
Com os celulares cada vez menores, fica cada vez mais fácil perdê-los ou esquecê-los por aí. Mas, o que será que acontece com seu smartphone perdido? Uma pesquisa feita pela Symantec, empresa de segurança, descobriu que, na maioria dos casos, as informações guardadas no dispositivo são acessadas por quem os encontrou.

A empresa "esqueceu" 50 celulares em locais com alto trânsito de pessoas em 4 cidades dos Estados Unidos e em Toronto, no Canadá. Usando um software de rastreamento, a Symantec descobriu o que acontece com os aparelhos.

Em 89% dos casos houve tentativa de acesso a informações pessoais, principalmente as imagens armazenadas (72%). Já no caso de smartphones corporativos, em 83% dos casos, também houve tentativa de acesso a dados e arquivos. Nestes casos, a empresa até colocou um app falso com o nome "Administrador Remoto", que também foi acessado.

Testando a boa intenção das pessoas, a Symantec também colocou um arquivo com o nome "Senhas salvas". Esse arquivo foi acessado em 57% dos casos. 43% dos "curiosos" também tentaram acessar aplicativos bancários.

"Essa descoberta mostrou que, em muitos casos, tentar recuperar um aparelho perdido é uma batalha perdida", comenta a empresa. Mesmo com o contato do dono claramente marcado na lista telefônica, apenas em 50% dos casos as pessoas que acharam o telefone tentaram contatar o proprietário para devolução.

Para aumentar sua segurança, sempre tenha uma senha para acesso a seus dados. Arquivos pessoais importantes, como dados bancários e senhas, além de informações corporativas também não devem ser colocados no celular.

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário